SEO em Angola, funciona como em qualquer parte do globo terrestre, desde que se apliquem as estratégias correctas.
Search Engine Optimization – SEO, é como um investimento a longo prazo, você investe tempo em estratégias que vão lhe dar retorno com o passar do tempo.
Existe muita oportunidade de SEO em Angola, portanto, invista em conhecimentos sobre esta técnica, você vai poupar muito dinheiro no futuro.
O Tráfego proveniente do Google, são os mais limpos que existem sem spam a espreita, seja o Google ADS ou SEO. Por isso digo que o Google é um bom local para buscar Leads qualificados.
Antes de começarmos a ir mais ao fundo, vamos falar um pouco sobre o que é SEO.
Permita-me lhe dar uma dica sobre o que é SEO?
SEO é um termo que deriva da expressão Search Engine Optimization que em português significa Optimização para motores de busca.
Na verdade, SEO é uma estratégia que visa a melhorar o posicionamento da tua marca ou site nos motores de busca como o Google e o Bing.
Para ser sincero, a maior parte destas estratégias focam bastante no Google, penso que é por ser o maior de todos os buscadores.
Oportunidades de SEO em Angola
Durante algum tempo fiquei estudando e observando o Google.co.ao e notei que a maioria dos sites bem destacados são de outros países.
Quando fui mais ao fundo percebi que existem muitos sites nacionais mas com conteúdo de baixo valor (de acordo a análise do próprio Google).
Na verdade a maioria dos nossos sites não ganham espaços nas nossas próprias palavras-chave devido a fraca produção de conteúdo. Isto quer dizer que precisamos inverter o quadro e começar a produzir conteúdos relevantes para o consumo dos angolanos.
É muito complicado um estudante de Angola ter que depender de sites externos, para ter acesso a determinados conteúdos sabendo que existem pessoas em Angola, capazes de suprir essa necessidade.
Meus caros vamos criar sites ou blogs para produção de conteúdo digital nacional.
A oportunidade de SEO em Angola é muito grande, para se ter uma ideia, este é o primeiro artigo que escrevo neste portal, mas te garanto que daqui a poucos dias estará na primeira página.
O Google consegue reconhecer conteúdos de alto valor, no entanto, quando se cria um site com conteúdos voltado para Angola, este será prioridade para o espaço Nacional.
Importância do SEO
Em qualquer parte do mundo as marcas estão sempre atentas as técnicas de SEO.
Caso não saibas, grandes marcas poupam bastante com tráfego pago, em função do SEO.
Dei uma olhada nas estatísticas de algumas marcas usando a ferramenta Similarweb e percebi que grande parte do tráfego de marcas como a Apple vêm do Google.
Em Angola por exemplo, temos marcas que estão a tirar grande proveito dos motores de pesquisa. Portanto não fica distraído.
Quer aprender mais sobre SEO?
Basicamente o SEO é aplicado da seguinte forma:
- Por meio de conteúdo;
- Pesquisa de palavra-chave;
- SEO Local (Google meu negócio);
- Ligações Internas e Externas;
Além destas estratégias, existem outras mais avançadas como o Link Building.
O conteúdo é a sua melhor arma, porque é dentro dele onde se faz toda a mestria. Portanto, se teu conteúdo não for relevante o suficiente, não terás bons resultados.
Escrever um conteúdo para SEO e não saber qual palavra-chave ranquear, é como andar no escuro.
Portanto, para melhorar teu SEO, você precisa de apostar na produção de conteúdo, melhorar o layout do teu site (para melhorar a experiência do usuário), construir backlinks.
Técnicas para aplicar SEO em Angola
Passei algum tempo estudando SEO e percebi que a melhor forma para conseguir se destacar no meio de milhares de sites era apostar em palavras chaves de cauda longa.
Quando comecei a escrever conteúdos para internet, já encontrei sites que estavam a mais de 5 anos. Alguns deles eram sites de notícias, por isso não eram grandes concorrentes.
Se apostasse em sites de notícias, provavelmente teria mais dificuldade em se destacar. Mencionei mais acima que em Angola tem grande oportunidade de SEO e vou lhe dizer como aproveitá-la.
Independentemente do nicho, você precisa ter postagens pilares que são aquelas que refletem o tópico do teu site e que trazem maior parte dos visitantes. É dentro deste conteúdo onde se faz um trabalho completo para levar os leitores para outras páginas do teu site/blog, aplicando estratégias de ligações internas.
As postagens pilares podem ser ranqueadas com palavra-chave de cauda longa como por exemplo (criar blog que gera renda em Angola). Este é um exemplo de palavra-chave de cauda longa.
Palavras chaves curtas como:
- Criar um blog;
- Marketing Digital;
- Loja Virtual;
- Tecnologia;
Não são boas para sites pequenos ou com baixa autoridade de domínio portanto, o melhor a fazer é apostar em palavra-chave de cauda longa como:
- Marketing digital em Angola;
- Como criar uma loja virtual;
Estes são alguns exemplos de oportunidades de SEO em Angola, salientando que, pode ser aplicado para qualquer nicho.
Como existem poucos sites optimizados, então será muito fácil ganhar espaço, desde que o teu conteúdo seja bem formatado.
O mais importante é produzir conteúdos relevante que agregam algum valor ao usuário, em caso contrário teu site vai continuar no fundo do Google, onde ninguém quer ir lá ver.
Backlinks
Os backlinks são links que você recebe de outros sites, ou seja quando um site menciona o teu site. É muito vantajoso quando estes sites que apontam para o teu são de uma autoridade alta.
Mesmo antes de entender o papel dos Backlinks, consegui notar o impulso que estes davam na classificação das minhas postagens.
Algumas páginas que eram mencionadas em vários sites, tinham uma boa classificação. Vale lembrar que estas ligações devem ser dofollow.
Existem alguns segredos por trás disto que normalmente revelo para os meus clientes.
Os backlinks são a chave para aumentar o DA do teu domínio, portanto é importante planificar uma estratégia de Link Building dentro dos princípios do SEO White Hat.
Quer entender melhor, entre em contacto.
Contudo, existem muitas formas de ganhar espaço no ecossistema digital angolano usando SEO.
[…] Mais: Técnicas comprovadas de SEO em Angola […]