Criar um negócio de Dropshipping em Angola, pode ser um desafio muito grande.
O mercado digital angolano foi afectado por um período de muita burla, desde as redes sociais até mesmo algumas falsas lojas virtuais.
Em função destas e outras situações já conhecidas, algumas pessoas tomam cuidados adicionais antes de efectuar uma compra na internet. Umas até preferem não comprar pela internet.
Por este motivo digo que é um grande desafio, mas não é impossível se estabelecer no digital.
Já existem lojas de dropshipping em Angola, não vou citar porque não tenho qualquer intenção de promover alguma marca.
Antes de começar a falar sobre como criar ou montar um negócio de Dropishipping sério, vamos saber mais sobre este modelo de negócio:
O que é Dropshipping?
É uma técnica de venda usando os meios digitais, em que o dono de uma determinada loja virtual, não possui os produtos em Stock.
Se for cá na banda é uma espécie de mixeiro virtual, kkk.
Na verdade você vai criar uma loja e postar produtos de fornecedores como Aliexpress, Alibaba, Amazon e também de lojas nacionais; podes vender pelo mesmo preço ou com um ligeiro acréscimo.
Se venderes ao mesmo preço, teus ganhos podem ser incluído no método de entrega definido na tua loja.
Entretanto, quando alguém comprar na tua loja, você vai no site do fornecedor efectua a compra e coloque o endereço do teu cliente para ele possa receber directamente do fornecedor.
Criando um negócio de Dropshipping em Angola
Dropshipping é um negócio de baixo custo e para pessoas que não têm condições de ter ser próprio Stock.
Se pretender usar fornecedores estrangeiros, tenha em mente que as encomendas levam bastante tempo para chegar, principalmente se for o Aliexpress.
Caso for lojas nacionais te aconselho a fazer o seguinte:
- Criar uma identidade e ter um pequeno escritório;
- Fazer parcerias com lojas online que podem servir de fornecedores;
- Criar um loja Online;
- Invista em SEO e Anúncios;
- Ampliar os teu métodos de entrega;
Criar uma identidade e ter escritório
Em função do nosso mercado que ainda não é confiável para o consumidor é necessário criar uma marca ou identidade para transmitir confinça nos potenciais clientes.
As presenças nas redes sociais e nos canais de influenciadores confiáveis, vai ajudar bastante.
Procure se firmar para alcançar o público, em caso contrário, as pessoas não vão comprar.
Fazer parcerias com lojas online que podem servir de fornecedores
Existem algumas lojas online com bom Stock e uma delas é a NCR Angola.
Para evitar mal entendidos, procure sempre optar pela parceria, portanto não poste produtos de lojas nacionais sem o conhecimento destas.
O que você deve fazer é entrar em contacto com estas marcas e lhes fazer alguma proposta. Normalmente o Dropshipping beneficia estas empresas por se tratar de uma forma de promoção dos seus produtos.
Invista em SEO e Anúncios
Depois de criar a loja é necessário criar mecanismo para promove-la. As principais formas são as estratégias de SEO e anúncios pagos.
As campanhas anúncios pagos como o Google e Facebook Ads podem pesar bastante no cofre da tua empresa. Por este motivo é que sugiro investir em estratégias de SEO para melhorar a clasificação do teu site nos motores de busca.
Crie um loja Online
Uma loja online é o lugar onde você vai disponibilizar o produto para os compradores, portanto deixe ela bem profissional.
Existem muitas plataformas que ajudam na criação de loja para Dropshipping como por exemplo a Shopify, mas para angola, aconselho criar uma loja com WordPress + Woocommerce ou desenvolver com Laravel.
Caso não conseguir criar uma loja online, então crie uma loja no facebook ou Instagram e comece a vender por lá.
Ampliar os teu métodos de entrega
Imaginemos que alguns fornecedores não enviam para outros pontos fora de Luanda, você pode dar solução a isso, criando mecanismo que ajuda a fazer chegar os produtos para as demais províncias do país.
Actualmente existem transportadoras nacionais, além dos correios de Angola. Portanto, não será difícil dar essa solução.
A operação é simples, um membro da tua equipa pega o produto e leva para a transportadora, uma vez que o cliente já pagou o valor do frete.
Contudo, para conseguir ter sucesso com Dropshipping no mercado angolano, é necessário ter uma marca conhecida. Invista bastante na identidade da tua marca.
Não se esqueças de nós quando começares a fazer sucesso 😅.